Movimento ganhou, em 10 dias, mais de 300 empresas apoiadoras e tem forte repercussão na Imprensa; ações somam mais de 600 e envolveram, inclusive, governadores de estado.
Com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença”, a mobilização do Movimento Maio Amarelo em todo o Brasil e no mundo, tem superado as expectativas desde o início das ações, no começo do mês. Mais cidades de todos os estados brasileiros passaram a desenvolver ações em prol da redução das mortes em acidentes de trânsito e entidades de três países do continente africano (Namíbia, Botswana e Uganda) se aliaram à mobilização, somando 26 países, além do Brasil, a se envolverem no Movimento.
Assim como o número de cidades e de países em ação pela segurança viária, cresceu também o montante de prédios públicos e de monumentos iluminados em amarelo para demonstrar a adesão à causa. Palácio do Planalto, Cristo Redentor, Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios, Catedral de Brasília, são alguns deles. Mas igrejas e prefeituras de diversas cidades de capitais e do interior do país também iluminadas na cor mostram a importância da mobilização.
Além delas, prédios onde funcionam órgãos públicos, como o que abriga a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo), entre outros, ganharam como adereço o Laço Amarelo que simboliza o Movimento. Em muitos estados da federação, como Maranhão, Espírito Santo e Paraná, e em Goiás, a cerimônia de lançamento do Maio Amarelo contou com a presença do governador do estado.
Ônibus do transporte urbano de São Paulo e Brasília, entre outros, também trafegam carregando o Laço Amarelo nos para-brisas. Fachadas de empresas que apoiam o Maio Amarelo, de igual modo, também ganharam iluminação amarela. Neste ano a mobilização ganhou mais 300 novas empresas apoiadoras apenas nestes 10 primeiros dias.
Embora seja um movimento da sociedade, que se responsabiliza pela realização das atividades, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, já contabiliza nesses primeiros 10 dias de mobilização, mais de 600 ações realizadas em 357 cidades brasileiras.
As atividades variam desde a divulgação de vídeos sobre a importância da escolha correta no trânsito – entre eles os produzidos pelo Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná), e do Maranhão – a caminhadas, passeios ciclísticos, cãominhadas, blitze educativas, palestras, conversas com estudantes, entrega de folhetos de orientação entre outras.
O Detran do Paraná, para falar do assunto diretamente às crianças, aos jovens e ao público das redes sociais, retomou também a campanha ‘PerigosaMente’, que usa desenho animado e jogos, para falar da segurança no trânsito. O forte envolvimento dos Detrans de todo o país tem sido também marca do Movimento.
Do mesmo modo, a Imprensa tem sido aliada na divulgação do Movimento. Emissoras de tevê, de rádio, jornais e revistas de grandes médias e de pequenas cidades já veicularam matérias sobre o Maio Amarelo, sua importância e a programação local de atividades, demonstrando que a conscientização para a importância da redução de mortes no trânsito é uma causa abrangente e que o Movimento sintetiza a busca pela preservação de vidas.
Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária.