Espaço para Motociclistas e Multas para Pedestres: tentativas de melhorar o trânsito

O Brasil registra cerca de 47 mil mortes no trânsito por ano (400 mil pessoas ficam com algum tipo de sequela). O custo dessa epidemia ao país é de R$ 56 bilhões, segundo levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária.
Duas iniciativas recentes ganharam destaque para tentar minimizar os acidentes de trânsito e melhoras o fluxo de veículos: Espaços exclusivos para Motociclistas aguardarem o semáforo abrir e Multas para pedestres.
Segurança dos Motociclistas
A motocicleta foi o veículo com o maior número de acidentes no ano de 2017. Apesar de representar apenas 27% da frota nacional, concentrou 74% das indenizações do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Das indenizações pagas no período para acidentes com motocicletas, 79% foram para invalidez permanente e 7% para morte.
Uma das principais avenidas de Curitiba, capital do Paraná, vai servir para testar o uso de um espaço exclusivo para que motociclistas esperem o sinal verde em frente aos carros, facilitando a arrancada. A medida já existe em cidades como São Paulo e Brasília e passa a existir em Curitiba a partir de uma parceria da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) visando reduzir o risco de acidentes.
A área dedicada aos motoqueiros fica entre a faixa de pedestres e a linha de contenção dos carros e é devidamente sinalizada.
Atualmente, Curitiba tem cerca de 150 mil motos, segundo dados do Detran, e foram registrados 4 mil acidentes envolvendo motos em na cidade em 2017.
Resolução que multa pedestres e ciclistas
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou com a Resolução 731/18, para 2019 a aplicação de multas para pedestres e ciclistas que andarem fora das áreas permitidas.
A resolução que definiu as regras para este tipo de multa foi publicada em outubro de 2017 (Resolução CONTRAN nº 706, de 25 de outubro de 2017) e começaria a valer em abril de 2018. Desde sua divulgação, a resolução dividiu opiniões e o adiamento dará mais tempo para os órgãos de trânsito se adaptarem.
Já se sabe que a multa para o pedestre que ficar no meio da rua ou atravessar fora da faixa, da passarela ou passagem subterrânea será de R$ 44,19 , valor que equivale a metade do valor da infração leve atual para motoristas.
A mesma autuação vale para quem utilizar as vias sem autorização para festas, práticas esportivas, desfiles ou atividades que prejudiquem o trânsito.
Também são previstas multas no valor de R$ 130,16 para ciclistas que andarem onde não é permitido. Além da multa, a bicicleta poderá ser apreendida, como um carro.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, o ciclista deve andar na lateral da pista, no mesmo sentido de circulação dos carros.
Segundo o Denatran, a multa ficará vinculada ao CPF de cada pessoa. Desta forma, o infrator que não fornecer seu endereço poderá ser surpreendido no futuro com uma execução fiscal ou o nome inserido nos órgãos de proteção ao crédito.
Cada um faz sua parte
Se você quer dirigir melhor, a dica que damos hoje é adotar a Direção Defensiva.

Um estudo conduzido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) apontou que 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas. Desatenção dos condutores e desrespeito à legislação são comuns com motoristas trafegando com excesso de velocidade, usando celular, ignorando cinto de segurança ou capacete e consumindo bebidas alcoólicas.
Falhas no veículo representam apenas 5% das causas dos acidentes, sendo que as manutenções preventivas e corretivas são responsabilidades do condutor, podendo se associar esta causa a fator humano também.
Os 5% restantes estão ligados a problemas na via, tais como estradas mal sinalizadas ou pista com defeitos.
Para evitar acidentes e conservar sua vida e a da sua família, é essencial trazer a Direção Defensiva para o dia a dia no trânsito.
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Por Amanda Silva
Fonte: Gazeta do Povo, Portal Correio, ONSV, G1