Goleiro com celular na mão choca torcida

No dia 13 de maio os torcedores do Clube Atlético Paranaense foram surpreendidos por uma polêmica envolvendo o goleiro Santos, flagrado utilizando um aparelho celular minutos antes da partida contra o Atlético Mineiro, na Arena da Baixada, em Curitiba. Fotos do goleiro viralizaram nas redes sociais com muitas críticas ao atleta que deveria estar completamente concentrado antes do jogo, e que aquela atitude poderia colocar em risco o resultado da partida.
Acontece que tudo isso não aconteceu ao acaso! O uso do celular por parte do goleiro fazia parte de uma campanha do Maio Amarelo.
“O que eu fiz em campo é igual ao que milhares de pessoas fazem todos os dias no carro. Só que se envolver em um acidente de trânsito, é muito mais perigoso do que tomar um gol”, disse o goleiro em coletiva de imprensa.
Por que o celular usado no campo de futebol causou tanta indignação?

Esta ação nos faz perguntar por que o celular usado no campo de futebol causou indignação de tantas pessoas, mas o celular usado por motoristas não gera a mesma comoção?
Atualmente, no Brasil, são mais de 400 mil acidentes nas estradas todos os anos, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Usar celular na direção é uma das principais causas de mortes no trânsito no país. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, a Abramet, são cerca de cento e cinquenta mortes por dia, quase 54 mil/ano.
“No trânsito o celular é responsável por inúmeros acidentes de trânsito. Infelizmente ainda há pessoas que usam o celular ao dirigir, seja para mandar mensagem, seja para falar com alguém. Não há nada tão urgente quanto a vida de cada um. Quem usa o celular ao volante está expondo a sua vida e a dos outros”, diz José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária
Qual o perigo do celular?

Ouvimos muito falar para não utilizar o celular no trânsito. Mas afinal de contas, qual o tamanho do risco apresentado?
Em um estudo realizado com estudantes de direção em um simulador de autoescolas, a Abramet constatou que os motoristas levam, em média, de 8 e 9 segundos para atender a uma chamada telefônica. Caso o motorista esteja dirigindo a uma velocidade de 80 km/h, permitida nas marginais de São Paulo, o tempo é o suficiente para percorrer duas quadras desatento.
Já para responder uma mensagem de texto, a associação calcula que o motorista leve de 20 a 23 segundos. Caso esteja a uma velocidade de 60 km/h, esse é o tempo necessário para percorrer quatro quadras com a atenção dividida entre o tráfego e o celular.
Portanto, em ambas as situações, o risco de colisões com outros veículos, objetos ou animais é muito alto.
Mesmo com tantos riscos, muitos motoristas continuam utilizando celulares ao volante. Segundo pesquisa nacional realizada pela Arteris, uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil, 51,9% dos motoristas admite dirigir com celular nas mãos. O percentual é mais expressivo entre os motoristas com idade entre 18 e 21 anos da região sudeste do País.
O que o CTB diz sobre celular no trânsito?

Dirigir usando o celular ao volante é infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Art. 252
Dirigir o veículo:
… VI – utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;
Infração – média;
Penalidade – multa.
Parágrafo único. A hipótese prevista no inciso V caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular. (Parágrafo único incluído pela Lei n. 13.281/16, em vigor a partir de 01/11/16)
Quero aprender mais sobre trânsito seguro

Se você quer aumentar seus conhecimentos para melhorar a segurança no trânsito, o Cursos de Trânsito oferece o curso Direção Defensiva. na modalidade de Ensino a Distância.
O curso é feito 100% online e você pode estudar onde e quando quiser!
Acumulo de pontos pode fazer a CNH ser Suspensa

O acumulo de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gera a suspensão do direito de dirigir pelo prazo de até um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de oito meses até o máximo de dois anos.
Dirigir com carteira suspensa ou cassada é infração gravíssima e o motorista está sujeito à multa de R$ 880,41, conforme o art. 263 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o motorista pode ter a carteira de habilitação cassada e terá de esperar dois anos para requerer a reabilitação.
Todos os condutores que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação suspensa precisam passar pelo Curso de Reciclagem, conforme previsto do artigo 261 do CTB.
Para cada estado existem diferentes procedimentos para a realização do Curso de Reciclagem, mas vários estados já podem contar com a praticidade do Curso de Reciclagem Online para regularizar sua situação. Para consultar se esta opção está disponível em seu estado clique aqui.

O Cursos de Trânsito oferece o Curso de Reciclagem na modalidade EAD, atendendo aos requisitos exigidos pela Resolução 168 do Contran.
A carga horária do Curso é de 30 horas-aula. Isso significa que, em média, os alunos dedicam 30 horas para estudar, responder aos exercícios, realizar as avaliações de cada Núcleo Temático e a Prova Final (simulado).
O prazo concedido para a conclusão do curso é de 45 dias, devendo ser obedecido o mínimo legal de 3 dias.
Escrito por: Amanda Silva
Fonte: Ric Mais, ONSV, G1, Revista Apólice