Lei Seca completa uma década e traz aprendizados

Em 19 de junho de 2008 entrou em vigor a Lei 11.705, conhecida popularmente como Lei Seca.
A lei seca é rígida, e tem o objetivo de reduzir acidentes causados pela soma de álcool e volante. Por isso, quem é pego dirigindo alcoolizado tem sua CNH suspensa, além de pagar uma multa de R$ 2.934.70.
Para o condutor que bebeu, dirigiu e causou um acidente de trânsito que resultou em morte ou lesão grave, ficou definida pena de prisão de 5 a 8 anos em caso de morte e punição de 2 a 5 anos para os casos de lesão grave.
As autuações causadas pela Lei Seca crescem a cada ano, e já ultrapassam 1,7 milhão desde que a lei foi criada, em 2008.
Uma década após a entrada em vigor da lei, diversos estudos trazem informações sobre os resultados positivos a aprendizados por parte da população.
Dados da Lei Seca

Nos últimos 10 anos, Polícia Rodoviária Federal relacionou o álcool como causa provável de 66.541 colisões, 4.101 mortes e 16.657 feridos graves.
Alguns exemplos de dados da Lei Seca em diversos estados são bastante interessantes. No Paraná, por exemplo, o número de infrações por dirigir sob a influência de álcool caiu de 4.285 no período de janeiro a maio de 2017 para 3.592, em relação ao mesmo período neste ano de 2018.
No Rio de Janeiro, a Operação Lei Seca, resultou em uma redução de 28% no número de mortes no trânsito.
Teve a CNH suspensa pela Lei Seca?
Todos os condutores que tiveram a CNH suspensa precisam passar pelo Curso de Reciclagem, conforme previsto do artigo 261 do CTB.
Para cada estado existem diferentes procedimentos para a realização do Curso de Reciclagem. Se você mora em Santa Catarina, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Sergipe ou no Rio de Janeiro, já pode contar com a facilidade da Educação a Distância (EaD) para regularizar sua situação.
O Cursos de Trânsito oferece o Curso de Reciclagem na modalidade EAD, atendendo aos requisitos exigidos pela Resolução 168 do Contran.
O prazo concedido para a conclusão do curso é de 45 dias, devendo ser obedecido o mínimo legal de 3 dias.

Álcool e direção
Além de falarmos da legislação, é importante lembrarmos o motivo da existência dela. Dirigir sob o efeito de álcool é comprovadamente perigoso para o motorista e para todas as pessoas que compartilham a rua com você – pedestres, animais, outros motoristas…
Sob o efeito do álcool, seus reflexos ficam mais lentos, aumentando o tempo de reação no caso de algum imprevisto (como uma criança atravessando a rua correndo, por exemplo). Além disso sua visão periférica diminui, aumentando os riscos de acidentes.
Conforme avaliação do Conselho de Segurança Viária da União Europeia, o risco de um acidente fatal é multiplicado por 5 quando o motorista dirige a uma velocidade 50% superior à permitida ou com 0,5 g/L de álcool no sangue (equivalente a duas taças de vinho em média)
Além dos danos materiais e de multas, você coloca sua vida em risco e opta por colocar vidas de outras pessoas em risco também (caracterizando crime).
Por isso, mesmo que você não seja parado por uma Blitz, use sua consciência para fiscalizar seu comportamento!
Porque escolher o Cursos de Trânsito?

O Cursos de Trânsito é um produto IbacBrasil, uma empresa sólida, séria e comprometida com o sucesso dos nossos alunos, especializada no ensino a distância e com 15 anos de experiência.
Estudaram conosco mais de 320 mil alunos, incluindo 75 mil Instrutores e Examinadores de Trânsito.
Nossos alunos utilizam a Plataforma Jornada, de nossa propriedade, que tem a chancela do Ministério da Educação (MEC) como Tecnologia Educacional (Diário Oficial da União de 29/09/2008, Seção 3, p.44) e está inscrita na página 141 do Guia SEB/MEC de Tecnologias Educacionais 2011/2012.
Fonte: onsv, g1, detran pr, auto esporte