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Celular e Volante: irresponsabilidade que mata no trânsito

Campanha  de  conscientização  sobre os  riscos  do  manuseio do  celular  ao volante

Perigos do uso do celular no trânsito

Agosto é o mês da Campanha  de  conscientização  sobre os  riscos  do  manuseio do  celular  ao volante.

Usar celular na direção é uma das principais causas de mortes no trânsito no país. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, a ABRAMET, são cerca de cento e cinquenta mortes por dia, quase 54 mil/ano.

Atualmente, no Brasil, são mais de 400 mil acidentes nas estradas todos os anos, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

É por isso que hoje o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

“No trânsito o celular é responsável por inúmeros acidentes de trânsito. Infelizmente ainda há pessoas que usam o celular ao dirigir, seja para mandar mensagem, seja para falar com alguém. Não há nada tão urgente quanto a vida de cada um. Quem usa o celular ao volante está expondo a sua vida e a dos outros”, diz José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária

Qual o perigo do celular?

 
Uso de celular ao volante

 Ouvimos muito falar para não utilizar o celular no trânsito. Mas afinal de contas, qual o tamanho do risco apresentado?

Em um estudo realizado com estudantes de direção em um simulador de autoescolas, a ABRAMET constatou que os motoristas levam, em média, de 8 e 9 segundos para atender a uma chamada telefônica. Caso o motorista esteja dirigindo a uma velocidade de 80 km/h, permitida nas marginais de São Paulo, o tempo é o suficiente para percorrer duas quadras, desatento.

Já para responder uma mensagem de texto, a associação calcula que o motorista leve de 20 a 23 segundos. Caso esteja a uma velocidade de 60 km/h, esse é o tempo necessário para percorrer quatro quadras com a atenção dividida entre o tráfego e o celular.

Portanto, em ambas as situações, o risco de colisões com outros veículos, objetos ou animais é muito alto.

Em entrevista para o portal G1, o médico do tráfego Aly Said Yassine “os grandes males que o celular causa para o condutor são basicamente três: primeiro ele divide a atenção e concentração entre aquilo que está sendo falado ao celular, e aquilo que acontece na via. A percepção periférica do ambiente do trânsito também está muito prejudicada. E o tempo de resposta, de reação de um condutor frente a um obstáculo, a uma pessoa, a um cruzamento, ou a um farol ou semáforo que fechou também está muito mais lento.”

Mesmo com tantos riscos, muitos motoristas continuam utilizando celulares ao volante. Segundo pesquisa nacional realizada pela Arteris, uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil, 51,9% dos motoristas admite dirigir com celular nas mãos. O percentual é mais expressivo entre os motoristas com idade entre 18 e 21 anos da região sudeste do País.

O que o CTB diz sobre celular no trânsito?

Código de trânsito prevê punições para quem utiliza o celular ao volante.

Dirigir usando o celular ao volante é infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Art. 252

Dirigir o veículo:

… VI – utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;

Infração – média;

Penalidade – multa.

 Parágrafo único. A hipótese prevista no inciso V caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular. (Parágrafo único incluído pela Lei n. 13.281/16, em vigor a partir de 01/11/16)

Isso significa que mesmo quando o veículo está parado aguardando o semáforo ficar verde, ou em um engarrafamento, o uso do celular ainda é proibido. Isso por que, para o CTB, se o motorista está na direção do veículo e na pista de rolamento, ele está dirigindo.

Como mudar este cenário?

Mini curso do Cursos de Trânsito

A Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), um projeto da Organização das Nações Unidas (ONU), prevê uma redução de até 50% das mortes ocasionadas pela violência no trânsito nos próximos 10 anos. Não apenas ações do Governo são importantes, como também ações individuais de cada motorista.

Segundo a ONG Criança Segura, 90% das mortes acidentais poderiam ser evitadas com a adoção de medidas simples de prevenção, como mudança de comportamento, adaptação do ambiente ou uso de um equipamento de segurança.

Desatenção dos condutores e desrespeito à legislação são comuns em motoristas trafegando com excesso de velocidade, usando celular, ignorando cinto de segurança ou capacete e consumindo bebidas alcoólicas.

Para evitar acidentes e conservar sua vida e a da sua família, é essencial trazer a Conscientização e a Direção Defensiva para o dia a dia no trânsito.

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Se você quer aumentar seus conhecimentos para melhorar a segurança no trânsito, o Cursos de Trânsito oferece o curso de Direção Defensiva na modalidade de Ensino a Distância.

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Escrito por: Amanda Silva

Fonte: Criança Segura, onsv, G1.

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