Para quem está em busca de carros usados em Curitiba, pode contar com opções de qualidade. Ainda que você tenha em mente adquirir um automóvel novo, leve também em consideração as vantagens que um carro usado possui.
A alternativa válida para você adquirir o seu usado é saber muito bem onde pesquisar. Nesse caso, vale fazer uma busca em sites de revendas, por exemplo, analisando marcas e modelos.
Além disso, é relevante também checar a reputação da revenda onde você pretende efetuar o negócio. Consulte outras pessoas e veja se tal revenda apresenta uma boa avaliação.
Nunca deixe também de efetuar o test drive no veículo em questão. É importante analisar o seu espaço interno, averiguar se alguma vez ele já sofreu uma batida, bem como é importante verificar a estabilidade dele na hora de dirigir, entre outros quesitos.
As características do carro a gás
Quando o assunto é adquirir um carro, além dos usados e seminovos, é importante conhecer as possibilidades do chamado kit GNV, também conhecido como kit de Gás Natural Veicular.
O GNV, o Gás Natural Veicular é um combustível gasoso que pode ser encontrado no subsolo e nas jazidas de onde é extraído o petróleo. Ao ser encontrado, esse gás é encanado e então é distribuído nos postos, onde não pode sofrer nenhuma alteração.
Hoje em dia não existem carros originais de fábrica que contam com o Gás Natural Veicular instalado. Por isso, quem almeja ter um kit GNV deve procurar uma oficina credenciada para realizar tais modificações no veículo.
Não existem limitações de marca ou modelo de carro para receber o kit. O GNV pode ser instalado em qualquer automóvel usado ou seminovo, tais como o Renault Sandero, o Volkswagen Fox, entre outros modelos. O preço da instalação varia em média entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00.
A regularização dos documentos dos carros a gás
Poder dirigir um carro a gás necessita de alguns procedimentos burocráticos. Para efetuar a adaptação e a instalação do kit GNV em seu veículo, é necessário primeiramente solicitar a instalação do Detran do seu respectivo Estado.
Após ter feito o pedido e o processo de instalação, é necessário, após o período de cinco dias, efetuar o processo de inspeção. Essa inspeção deve ser efetuada em um local apropriado, indicado pelo Inmetro.
Depois da devida aprovação, será feito o selo do Inmetro e também a emissão do CSV, que é o Certificado de Segurança Veicular. Esse selo pode ser devidamente guardado juntamente com o documento do carro ou colado no para-brisa. É importante salientar que, uma vez que esse selo for retirado, ele então perderá o seu valor.
Após tal procedimento é preciso efetuar a vistoria no veículo exigida pelo Detran. Em seguida será emitido um novo CSV contendo a observação de modificação e a notificação de que o combustível foi alterado.
Além disso, os veículos adaptados com Gás Natural Veicular devem refazer a inspeção para a emissão do CSV anualmente. Com isso, o veículo estará apto a rodar normalmente dentro das leis.
As vantagens do kit GNV
O kit de Gás Natural Veicular pode ser instalado em modelos variados de carros, como, por exemplo, no Fiat Siena, bem como em outros automóveis.
De uma maneira geral, o tempo de instalação leva de três a sete horas. Por isso, é relevante estar a par de algumas vantagens apresentadas pelo GNV. São elas:
O detalhe na economia
O KIT GNV tem como um dos principais destaques o fator econômico. Isso porque o Gás Natural Veicular é consideravelmente mais barato que os outros tipos de combustíveis.
Vale salientar também que algumas pesquisas estimam que o GNV tem a possibilidade de rodar em média 30% a mais em comparação com a gasolina, podendo chegar até 50% a mais se for comparado com o etanol.
É óbvio também que tais números e estatísticas devem levar em consideração também a maneira como o veículo é conduzido e também a constância do seu uso.
Redução no IPVA
Em alguns Estados no Brasil são oferecidos descontos no IPVA para aqueles automóveis que contam com o kit de Gás Natural Veicular. Além disso, caso o proprietário considere necessário, ele pode abastecer com combustível comum.
Menos troca de óleo, menos poluição
O Gás Natural Veicular demonstra ser uma alternativa ecologicamente correta nos dias de hoje, em que essa questão é bastante comentada. O GNV reduz consideravelmente a produção de carbono no interior do automóvel.
Além disso, ele também proporciona uma diminuição na necessidade de efetuar constantemente as trocas de óleo. Ou seja, o óleo consegue manter a sua qualidade por um bom tempo, mesmo após certa quilometragem.
Poucos danos na estrutura interna do carro
Justamente por não se tratar de um combustível líquido, tais como a gasolina e o álcool, o gás natural não gera o acúmulo de líquido no interior do veículo.
Com isso, se evita que boa parte das peças e demais componentes sofram com a sujeira e a ferrugem.
Dificuldade de adulteração
O Gás Natural Veicular apresenta maior dificuldade para sofrer qualquer tipo de adulteração, salientando também que ele demonstra ser bastante vantajoso para quem precisa rodar bastante.
Por isso, essa opção pelo kit GNV constitui uma alternativa interessante para taxistas, por exemplo, bem como para aqueles motoristas que precisam efetuar viagens constantes para outras cidades.
Os procedimentos mais adequados na hora de abastecer com GNV
Diante das vantagens citadas é importante também estar atento para saber como funciona o método de abastecimento em um carro que conta com o kit de Gás Natural Veicular.
Inicialmente, o frentista necessita efetuar o aterramento junto da válvula de abastecimento. Para isso, é preciso que todos os ocupantes do veículo saiam dele. Além disso, outros procedimentos consistem em:
- Efetuar o desligamento do motor
- Desligar também o sistema de som
- Abrir todas as portas
- Verificar com atenção se a mangueira de abastecimento foi devidamente desconectada do carro
Conclusão
Quando assunto é a diminuição da poluição e também mais economia, o kit GNV está aí como uma boa alternativa, pois os seus benefícios em longo prazo são muito vantajosos.
E então, se você conhece alguém que pretende efetuar as modificações no carro para instalar o Gás Natural, não deixe de compartilhar esse artigo.
Escrito por: Portal Chaves na Mão