Dirigir com Chuva: um desafio aos motoristas
Começa a chover.O trânsito já fica esquisito, mais lento e confuso.
O que se pode fazer para dirigir com chuva com mais segurança, especialmente se ela for intensa?
Confira as dicas de Direção Defensiva que preparamos:
Visibilidade e calma
A primeira coisa que acontece, dirigindo com chuva, é a visibilidade ficar prejudicada. Os vidros ficam embaçados e, dependendo da intensidade da chuva, parece que o limpador de para-brisas não vence limpar.
Mas, não é só dentro do veículo que a situação fica diferente. Fora também. A pista pode ficar escorregadia, devido detritos, lixos, óleo na pista, que colaboram para insegurança, dando uma sensação de que não te tem mais o controle sobre o veículo.
O que fazer nestes casos? Primeiramente, calma. Não se deve ficar apavorado(a), pois desestabiliza o emocional e acabamos fazendo atitudes erradas. Portanto: calma!
Verificando a situação
Analise a situação. É chuva mais calma ou em grande quantidade? Como está a pista? Tem pontos de alagamentos? Há lixo sobre a pista? Estas questões, rapidamente verificadas, lhe orientam sobre o que deve fazer no momento. Vamos estudar algumas situações que você encontrará.
Parar em lugar seguro
Caso esteja em meio a uma chuva torrencial, sendo possível, estacione em algum lugar seguro. Se não for possível, siga com cautela, mas assim mesmo, procure um local seguro para estacionar e aguardar o tempo melhorar. Evite ficar em baixo de árvores, viadutos e postes. O ideal é alguma garagem ou posto de combustível. Enfim, analise o local onde seja mais seguro no momento. E, se parar, lembre-se de ligar o pisca-alerta. Mas nunca se movimente com eles ligados. São apenas para veículo estacionado.
Velocidade adequada: pessoas e objetos podem aparecer
A velocidade adequada é a que você domina o veículo, não o contrário. Portanto, sempre velocidade menor, até porque pode aparecer uma pessoa correndo, ou algum obstáculo a sua frente e você precise frear. Aqui, uma dica muito importante: fique muito atento(a) ao trânsito a sua volta. Pessoas se movimentando, atravessando a rua com pressa, guarda-chuva abaixado, distraídas pela chuva, podem não ver os veículos. Por isso, toda a atenção ao que pode aparecer. Por exemplo, um galho de árvore cair. Garrafas e tambores plásticos rolando sobre a pista sob a força do vento. Parece coisa de cinema, não é? Mas quem passou por situação assim, sabe como fica inseguro nestes momentos. Com velocidade menor, e atenção, mesmo que não possa impedir de um objeto bater em seu veículo, estará atento ao fato.
Aquaplanagem
Aquaplanagem significa a falta de contato dos pneus com a pista. O veículo fica sem o seu controle. Não pise no freio, nem acelere. Calma! Segure com firmeza o volante, desacelere aos poucos, até o veículo estabilizar novamente. Uma dica é: se as rodas traseiras estão derrapando, vire o volante na direção para a qual o veículo está tentando ir. Se suas rodas traseiras deslizam para a esquerda, vire a esquerda. Se elas deslizam para a direita, conduza o veículo para a direita.
Se as rodas dianteiras derrapam, tire o pé do acelerador e pise na embreagem, mas não tente corrigir a direção imediatamente. Não use o freio. Quando as rodas derrapam de lado, elas vão desacelerar e a tração vai voltar. Não alimente o veículo com velocidade. É horar de deixá-lo parar. E fique atento (a), pois outros motoristas podem estar em situação semelhante no mesmo momento, e próximo a você. Assim que dominar a situação. Vá a um lugar seguro e pare até passar o “susto”.
Distância de segurança
Muito se fala disso em direção defensiva. Manter distancia em relação ao veículo da frente é ainda mais importante em caso de chuva, pois ele pode parar por uma situação inesperada, como a sua visibilidade está ruim, você precisará tempo maior de percepção para frear. E, para isso, precisa de distância maior também.
Também, pode usar “truques” nesta situação: observe os faróis traseiros do veiculo a sua frente, assimsaberá quando o motorista da frente pisou no freio, podendo se orientar a diminuir a velocidade e evitar a colisão. Neste momento, vemos como é importante ter a manutenção em dia do veiculo. Se estiverem queimadas as lâmpadas, como você poderá saber o momento em que ele vai parar? E se for o carro em que você está, como o motorista de trás irá se orientar? Então… manutenção em dia, ok?
Chuva e direção: a noite?
Se é ruim dirigir com chuva durante o dia, como será a noite? A visibilidade fica ainda mais reduzida. A visão humana diminui em aproximadamente 1/6 da possibilidade de enxergar.
Também pode vir um carro em sentido contrário, com as luzes altas. Desvie seu olhar para o bordo direito da pista, para não ofuscar sua visão. E se você estiver com os faróis de luz alta, passe ao farol médio, até o outro carro passar por você. Colabore com a segurança do trânsito.
Em caso de carro com luz alta atrás de você, ajuste seu retrovisor abaixando um pouco, para utilizar sem risco. Às vezes, as pessoas “esquecem” de abaixar a luz alta perto de outros veículos. E o para-brisa? Um para-brisa sujo impede boa visão, e prejudica na tomada de decisões em dias de chuva. Verifique, antecipadamente, se as luzes do carro e vidro do para-brisa estão limpos, sempre, mas especialmente, para dirigir à noite.
Pneus e freios
Os pneus devem sempre estar em estado adequado para rodagem, porque são a ligação do veículo com a pista. Eles ajudam a estabilizar o veículo sobre a pista. Se a velocidade for alta, os pneus sem os sulcos ( “carecas”), sob forte chuva, podem começar a “deslizar” sobre a água que está em cima do pavimento da estrada, impedindo que tenham contato com a pista, causando a “aquaplanagem”, que tratamos anteriormente. E acontece a perda de controle sobre o veículo. Por isso é sempre importante manter a manutenção dos pneus em dia.
Ultrapassagens em dias com chuva
Em dias com chuva, não se deve fazer ultrapassagens. A visibilidade estará muito prejudicada para todos. Quem ultrapassa precisará aumentar a velocidade, o que não está correto para o momento com chuva, podendo desestabilizar o veiculo e provocar aquaplanagem.
Estas foram algumas dicas para que você tenha uma ótima direção, mesmo em dias com chuva. Lembramos que, Dirigir com segurança (e economia), é melhorar o seu modo de dirigir um veículo de forma a evitar acidentes, sem infrações, sem abusos e sem faltar com a cortesia ( pense em você, pense no outro).
Conte com o IBACBRASIL Cursos de Trânsito, que apresenta dicas úteis para sua direção.
Para saber mais sobre Direção Defensiva, clique aqui.