
Você sabe como está a pontuação da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH)? É melhor conferir! Nesta semana o DETRAN-RJ alertou que 4.057 motoristas estão em processo de suspensão da habilitação, mas não receberam a notificação depois de três tentativas de envio pelos Correios. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
Mais da metade destes motoristas (2.332) já precisam entregar a Carteira Nacional de Habilitação. Os demais ainda têm a possibilidade de recorrer.
Se você teve sua CNH suspensa precisam passar pelo Curso de Reciclagem, conforme previsto do artigo 261 do CTB.
“§ 2º Quando ocorrer a suspensão do direito de dirigir, a Carteira Nacional de Habilitação será devolvida a seu titular imediatamente após cumprida a penalidade e o curso de reciclagem.”
Para cada estado existem diferentes procedimentos para a realização do Curso de Reciclagem.
Em vários estados (clique para conferir quais) os motoristas já podem contar com a facilidade da Reciclagem Online para regularizar sua situação, com a possibilidade de estudar em casa, sem precisar ir até as autoescolas.
É o caso do Rio de Janeiro. Clique aqui para saber mais.
Suspensão da CNH

Inicialmente vamos entender como funciona a suspensão da CNH: Conforme o motorista comete infrações, pontos são computados em sua Carteira, sendo sete pontos para as gravíssimas, cinco para graves, quatro para médias e três para leves. Além dos pontos, cada tipo de infração possui um valor de multa, que pode ser multiplicado conforme previsão legal para cada caso.
O acumulo de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gera a suspensão do direito de dirigir pelo prazo de até um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de oito meses até o máximo de dois anos.
Além disso, existem infrações de trânsito que geram diretamente a suspensão da CNH, como dirigir sob a influência de álcool e não utilizar o capacete, por exemplo.
Mas o que acontece se eu dirigir com a CNH Suspensa?
Você já deve ter se perguntando se existe algum problema em continuar dirigindo após ter a CNH Suspensa. A resposta é que existe sim. Dirigir com carteira de motorista suspensa é infração gravíssima e com isso o motorista está sujeito à multa, conforme o art. 263 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o motorista pode ter a carteira de habilitação cassada e terá de esperar dois anos para requerer a reabilitação.
Também está prevista a cassação da carteira de motorista em situações como dirigir veículos em categorias diferentes daquela na qual foi habilitado, disputa de corrida em vias públicas, demonstração de perícia em manobra de veículo sem permissão da autoridade de trânsito, ou fizer arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com os chamados “cavalos de pau”.
Por este motivo é importante sempre consultar sua pontuação junto ao DETRAN de seu estado e, claro, evitar ao máximo cometer infrações de trânsito.
Como regularizar a CNH suspensa?

Como citamos anteriormente, se você teve sua CNH suspensa precisam passar pelo Curso de Reciclagem, conforme previsto do artigo 261 do CTB. Mas como fazer este curso?
O IBACBRASIL Cursos de Trânsito, empresa com mais de 16 anos de mercado e pioneira no área no Rio de Janeiro, oferece o Curso de Reciclagem na modalidade EAD, isto é, totalmente Online, atendendo aos requisitos exigidos pela Resolução 168 do Contran.
Neste curso, o aluno é quem escolhe os horários de estudo que melhor se adaptam a sua rotina. O Curso está disponível em texto e vídeo aula, você pode alterar a qualquer momento. O tempo mínimo para conclusão do curso é de 3 dias (72 horas) e o máximo de 45 dias.
Para se inscrever acesse www.cursosdetransito.com.br e selecione seu estado para ler o passo a passo de como realizar o Curso de Reciclagem.
Reciclagem preventiva para motoristas profissionais zerarem os pontos na CNH

Se você é motorista profissional e já tem entre 14 e 19 pontos na CNH, a dica é fazer a Reciclagem Preventiva, assim você zera os pontos e não corre o risco da Suspensão.
Os motoristas profissionais do Rio de Janeiro e de vários outros estados,(clique aqui para conferir se está disponível no seu estado), aqueles que exercem atividade remunerada- EAR habilitados nas categorias C, D ou E, já podem realizar o Curso Online de Reciclagem Preventiva oferecido pelo IBACBRASIL-Cursos de Trânsito.
Com o curso concluído, os condutores têm a pontuação zerada, evitando que o direito de dirigir seja suspenso.
É uma ótima oportunidade para quem depende da CNH para trabalhar e seria prejudicado financeiramente pelo tempo de suspensão.
Entre as vantagens de se fazer o Curso Online de Reciclagem Preventiva estão a praticidade (é possível acessar as aulas pelo computador ou celular, com o conteúdo disponível 24 horas por dia) e a rapidez.
Fonte: O Dia
Escrito por: Amanda Silva