Os motoristas paranaenses precisam ficar atentos as mudanças no atendimento telefônico do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Desde ontem (28), o call center está em processo de transição e as solicitações pelo canal ficaram limitadas.
Confira os serviços que continuam sendo atendidos via telefone pelo DETRAN-PR
Veículos:
- Para transferência de veículo;
- Para primeiro emplacamento;
- Para segunda via de recibo de transferência;
- Para segunda via de licenciamento;
- Para comunicação de venda;
- Para extrato de débitos.
Habilitação:
- Para renovação;
- Para segunda via de CNH;
- Para consulta de pontuação;
- Para alteração de dados;
- Para permissão internacional para dirigir;
- Para consultar entrega de CNH.
Multas, infrações ou recursos:
- Para apresentar condutor para multas do Detran;
- Para entrar com recurso para multa do Detran;
- Para entrar com recurso para suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH.
O cidadão que não conseguir ter a solicitação atendida pelo call center do DETRAN-PR (0800 643 7373) deve comparecer na unidade mais próxima para o atendimento presencial, fazendo o agendamento prévio pelo site do DETRAN-PR.
Suspensões de CNH no Paraná

A Consulta de Pontuação da CNH ainda pode ser feita pelo call center, mas o portal de serviços do órgão (www.detran.pr.gov.br/servicos/consultar-a-pontuacao-da-cnh) oferece a consulta de maneira simples.
Lembramos que é sempre bom conferir a pontuação da CNH, visto que alguns motoristas não recebem corretamente notificações sobre multas ou suspensão (aí a importância de se manter o endereço atualizado junto ao DETRAN). Assim você evita de sair dirigindo com a CNH suspensa, ou já pode realizar o curso preventivo caso seja motorista profissional.
Para se ter uma ideia, ao longo de 2018 foi de 111.344 o número de motoristas que tiveram a CNH suspensa em todo o estado, segundo informações do DETRAN-PR. O dado equivale à média de 9.278 CNHs suspensas por mês, ou de 305 por dia.
Regularização da CNH
Se você teve sua CNH suspensa precisa passar pelo Curso de Reciclagem, conforme previsto do artigo 261 do CTB.
“§ 2º Quando ocorrer a suspensão do direito de dirigir, a Carteira Nacional de Habilitação será devolvida a seu titular imediatamente após cumprida a penalidade e o curso de reciclagem.”
Para cada estado existem diferentes procedimentos para a realização do Curso de Reciclagem.
Em vários estados (clique para conferir quais), inclusive no Paraná, os motoristas já podem contar com a facilidade da Reciclagem Online para regularizar sua situação, com a possibilidade de estudar em casa, sem precisar ir até as autoescolas.
O IBACBRASIL Cursos de Trânsito, empresa com mais de 16 anos de mercado e pioneira no área, oferece o Curso de Reciclagem na modalidade EAD, isto é, totalmente Online, atendendo aos requisitos exigidos pela Resolução 168 do Contran.
Para se inscrever acesse www.cursosdetransito.com.br e selecione seu estado para ler o passo a passo de como realizar o Curso de Reciclagem.
Reciclagem preventiva para motoristas profissionais zerarem os pontos na CNH
Se você é motorista profissional e já tem entre 14 e 19 pontos na CNH, a dica é fazer a Reciclagem Preventiva, assim você zera os pontos e não corre o risco da Suspensão.
Os motoristas profissionais do Paraná e de vários outros estados,(clique aqui para conferir se está disponível no seu estado), aqueles que exercem atividade remunerada- EAR habilitados nas categorias C, D ou E, já podem realizar o Curso Online de Reciclagem Preventiva oferecido pelo IBACBRASIL-Cursos de Trânsito.
Com o curso concluído, os condutores têm a pontuação zerada, evitando que o direito de dirigir seja suspenso.
É uma ótima oportunidade para quem depende da CNH para trabalhar e seria prejudicado financeiramente pelo tempo de suspensão.
Entre as vantagens de se fazer o Curso Online de Reciclagem Preventiva estão a praticidade (é possível acessar as aulas pelo computador ou celular, com o conteúdo disponível 24 horas por dia) e a rapidez.
Fonte: G1, DETRAN-PR