As faixas exclusivas de ônibus são fundamentais para garantir a fluidez no trajeto do transporte público e favorecer o grande número de pessoas que utilizam esse meio de transporte todos os dias nas grandes centros urbanos.

Para o trânsito de Curitiba elas trouxeram resultados positivos. Em fevereiro deste ano, a prefeitura divulgou que a faixa exclusiva na rua Mario Tourinho reduziu o tempo de deslocamento dos ônibus em até 74%.
Em razão desses benefícios, alguns motoristas estão pegando “carona” nessas faixas para diminuir o tempo no trânsito. Por isso, a prefeitura de Curitiba reforçou a fiscalização das faixas exclusivas, e o resultado de multas aplicadas foi grande.
Em duas semanas os agentes de trânsito aplicaram mais de 2.520 multas nas sete ruas que têm sinalização para uso exclusivo do transporte coletivo. Segundo a Setran (Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito), a campeã de multas é a rua Afredo Bufren (e sua continuação, pela Amintas de Barros), com 680 infrações (27% do total das autuações). Em seguida aparecem as ruas Conselheiro Laurindo (510 autos de infração), XV de Novembro (434), André de Barros (355), General Mario Tourinho (293), Desembargador Westphalen (134) e Marechal Deodoro (114).
A multa para quem for flagrado utilizando as faixas exclusivas para ônibus é no valor de R$293,47 e o motorista perde 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo em faixa exclusiva para o transporte coletivo é infração gravíssima, e o motorista está sujeito a ter o veículo removido.
Portanto, é fundamental que você obedeça às diretrizes impostas pelo CTB, a fim de evitar tais consequências.
Faça o curso de Direção Defensiva e evite acidentes.
Se você quer dirigir melhor, a dica que damos hoje é adotar a Direção Defensiva.
Um estudo conduzido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) apontou que 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas. É comum a desatenção dos condutores e desrespeito à legislação, motoristas trafegando com excesso de velocidade, usando celular, ignorando cinto de segurança ou capacete e consumindo bebidas alcoólicas.
Falhas no veículo representam apenas 5% das causas dos acidentes, sendo que as manutenções preventivas e corretivas são responsabilidades do condutor, podendo se associar esta causa a fator humano também.
Os 5% restantes estão ligados a problemas na via, tais como estradas mal sinalizadas ou pista com defeitos.
Para evitar acidentes e conservar sua vida e a da sua família, é essencial trazer a Direção Defensiva para o dia a dia no trânsito, pois ela torna a direção mais segura mesmo frente a condições adversas.
Acesse nosso site e garanta já o seu Curso de Direção Defensiva totalmente online. E também conheça nossos outros cursos, Curso de Reciclagem de CNH e Curso de Reciclagem Preventiva. www.cursosdetransito.com.br
Fonte: Metro Curitiba
Escrito por: Larissa Scramin