Você está em São Paulo?

Onde você está?

Selecione abaixo o seu estado para ter acesso aos produtos e ofertas da sua região.

Dicas para Fazer Manutenção Preventiva de Veículos

Desde 2007, junho é considerado o mês da Conscientização da Manutenção Preventiva de Automóveis, na cidade de São Paulo. Por falar em manutenção preventiva, você sabia que a falta dela pode gerar diversos problemas em seu automóvel?

Todos os dias diversos veículos são retirados de circulação nas ruas por problemas mecânicos ou elétricos, ou seja, em muitos casos por falta de manutenção. Isso além de gerar problemas para o dono do carro, também prejudica os outros motoristas, já que um simples carro quebrado em uma via chave da cidade da hora do rush pode causar engarrafamento, gerando assim atraso e estresse para dezenas de pessoas.

Além disso, uma manutenção preventiva em seu veiculo te ajuda a economizar, afinal, diferente da manutenção corretiva, uma revisão periódica se antecipa aos problemas que podem surgir e acaba sendo bem mais barato.

Vai lembrar que não existe uma data específica para realizar a manutenção preventiva de seu veículo, pois tudo depende do ano, marca e modelo, mas como regra geral, ela precisa ser feita a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros rodados – o que vier primeiro. É importante lembrar, ainda, de que seu estilo de direção e situações às quais o carro é exposto contribuem para reduzir os intervalos entre as manutenções.

Para que seu veiculo funcione sempre em boas condições, confira abaixo a lista do que deve ser analisado em uma revisão.

Alinhamento de direção (suspensão dianteira)

O desgaste no alinhamento de direção é lento e progride aos poucos, o que faz com que os motoristas demorem a notar. Os sinais que devem ser observados são:

Freios: Você pode verificar os freios durante o seu uso, analisando como estão respondendo. Um funcionamento errado do sistema de frenagem pode causar problemas na direção ou, até mesmo aumentar a distância de frenagem, o que significa um risco.

Carga pesada: Carregar um peso maior do que o recomendado pela fábrica, ou se ele não estiver distribuído uniformemente, irá forçar algumas peças responsáveis pela geometria da direção e do eixo traseiro de seu veículo, o que vai acabar forçando mais o motor para rodar e pode comprometer o alinhamento e a geometria, além de gastar mais combustível.

Volante Duro: Sentir que o volante do carro está mais duro do que o normal, além de pode ser sinal que a direção não está alinhada, também força o desgaste das peças, diminuindo o desempenho do veículo.

Performance: Um bom teste de verificação do alinhamento da direção é tirar as mão do volante por um breve momento ao andar em linha reta. Se o carro pender para qualquer um dos lados, significa que não está alinhado. er para qualquer um dos lados, significa que não está alinhado.

Rodízio de pneus

Um dos principais itens para se verificar na manutenção. Pneus “carecas” significam problemas, pois em dias de chuva o seu carro pode acabar derrapando. A lei exige que as ranhuras do pneu tenham pelo menos 1,6 mm de distância do piso, a fim de gerar “calhas” por onde a água na pista possa escoar. É preciso verificar a altura das ranhuras, se existem pedras ou pregos no pneu e sempre mantê-los calibrados.

Correias do motor

Recomenda-se que seja feita uma revisão a cada seis meses nesse item, ele é muito importante para o motor. Existem diversas correias no motor com funções e “prazos de validade” diferentes, a mais conhecida delas é a correia dentada. Se ela arrebentar, o carro simplesmente para e se no momento o carro estiver ligado pode estragar mais peças.

Radiador

Fumaça saindo do motor significa que está acabando a água do radiador, e consequentemente danificando o sistema de arrefecimento do veículo, o que pode gerar a fundição do motor do carro. Caso o nível de água esteja baixo, acrescente mais água ao tanque do radiador. Também confira se a tampa está bem fechada ou se tem algum vazamento. Atenção! Para fazer isso, o motor deve estar frio.

Óleo

A troca de óleo é necessária para manter a saúde do veículo em dia, pois o óleo lubrifica e retira as impurezas do motor.  Para fazer a verificação é necessário que o veículo esteja desligado por pelo menos cinco minutos. Caso o nível esteja abaixo da primeira marca da vareta de medição, significa que é necessário repor o óleo. A troca também será necessária para o filtro de óleo, pois ele retém as impurezas geradas pelo motor. De nada adianta colocar o óleo de boa qualidade se o filtro está sujo.

Palhetas e limpadores do para-brisa

Não dá para correr o risco de precisar do limpador durante uma forte chuva e ele não funcionar. A verificação dos limpadores deve ser periódica. Esses dão sinais claros de desgaste, como arranhões no vidro e excesso de barulho.

Lâmpadas

Lâmpadas e lanternas, de tempos em tempos, acabam queimando, por isso, é indicado que elas sejam verificadas a cada quinze dias. Conduzir veículo com lâmpada queimada é proibido, infração considerada média, conforme o inciso XXII, do art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Filtro de ar do motor

O filtro é responsável por auxiliar na performance do motor, filtrando impurezas e jogando ar na câmara de combustão. Você percebe que o filtro está sujo quando o veículo começa a forçar o acelerador para rodar, e a falta de manutenção desse item pode gerar problemas no motor. Além disso, o filtro sujo aumenta o consumo de combustível.

Velas

As velas devem ser trocadas periodicamente, junto dos cabos de vela, podendo ser a cada 15.000 km ou até mesmo 100.000 km. Elas são responsáveis por gerar a faísca da ignição, fazendo com que o motor dê a partida. Elas também diagnosticam possíveis problemas enfrentados pelo motor, como passagem de óleo para cilindros e combustível adulterado.

Lataria

Verifique se existem arranhões ou rachaduras na pintura de seu veículo, pois água pode infiltrar por esses locais e por consequência gerar ferrugem, causando um gasto futuro desnecessário.

Ar condicionado

O filtro do ar pode ser lavado, no entanto, se ao lavar ainda ficarem manchas escuras, ele deverá ser trocado. Por outro lado, a troca é recomendada por conta de bactérias e vírus que podem se alojar nele e transmitir doenças para os usuários do veículo.

Filtro de combustível

Para verificar a situação do filtro de combustível, é necessário prestar atenção ao desempenho do carro, como dificuldade para arrancar, marcha irregular ou ferrugem. O filtro é responsável pela retirada das impurezas que podem estar no tanque ou, até mesmo, no próprio combustível, sendo a principal delas a água.

Marcha

A marcha dura para trocar ou engatar pode ser problema no fluido de transmissão ou embreagem. No primeiro caso, a simples troca de fluido é o suficiente, já no segundo, a situação é mais complicada, pois pode ser apenas um cabo desgastado, como uma patinagem do platô – o que exige a troca completa do kit de embreagem.

Escapamento

O escape é um sistema para a diminuição da emissão de gases poluentes para a natureza, tendo a função também de silenciar o motor. Os sinais de problemas costumam aparecer através de ruídos diferentes, odor e fumaça.

Cinto de segurança

Item básico de segurança. É necessário ficar atento aos mecanismos de encaixe e se há desgastes como desbotamento e desfiamento. Também dê puxões bruscos para ver se ele responde.

Injeção eletrônica

A luz da injeção eletrônica acende no painel antes mesmo do carro ser ligado, pois ela está “lendo” todo o sistema. Algumas vezes a luz pode permanecer acessa por alguns segundos, é normal, mas caso se mantiver ligada por mais tempo, significa que o leitor da injeção encontrou algum problema no sistema.

Vidros

Item mais fácil de se verificar. Observe se tem algum trincado nos vidros.

Itens obrigatórios

Os itens obrigatórios são o triângulo, chave de roda, extintor de incêndio e o estepe dentro dos parâmetros de pneu saudável. A ausência desses itens gera infração grave.

Balanceamento e geometria

Como falado anteriormente, quando o volante estiver trepidando a velocidade acima de 50km/h, significa que seu veículo está com problemas de balanceamento. Os problema de alinhamento geralmente são causados por impactos fortes no chão.

Reciclagem de CNH Online

Está com a sua CNH suspensa ou cassada? O IBACBRASIL – Cursos de Trânsito tem a solução perfeita para você nesse período de quarentena!

No IBACBRASIL – Cursos de Trânsito você faz o Curso de Reciclagem de CNH 100% Online. Estude de forma rápida de prática, dentro do conforto e segurança do seu lar, e ainda conte com monitores especializados para te ajudar em seus estudos.

Acesse www.cursosdetransito.com.br ou ligue 0800 400 2107 e faça já sua inscrição. Esse número também é Whatsapp.

Fonte: Trânsito Mais Gentil, Doutor Multas.

Escrito por: Larissa Scramin

Cursos que você pode precisar