Você está em São Paulo?

Onde você está?

Selecione abaixo o seu estado para ter acesso aos produtos e ofertas da sua região.

12 dicas para “sobreviver” aos congestionamentos

Os congestionamentos e engarrafamentos estão cada vez mais longos e demorados nas pequenas e grandes cidades do Brasil. E para os motoristas enfrentar esse tipo de situação praticamente todos os dias acaba gerando grande estresse e também desgaste para o veículo.   

Por isso, reunimos algumas dicas que podem minimizar os efeitos dos congestionamentos na saúde emocional e também no veículo dos motoristas.

1 – Start/Stop fake?

No anda-e-para do trânsito não vale a pena ligar e desligar o motor do carro. Essa prática desgasta a bateria e pode até mesmo diminuir a vida útil da mesma, além de sobrecarregar o motor de arranque do carro.

Só desligue o veículo se o trânsito parar de vez, ou se estiver dentro de um túnel ou passagem subterrânea. Ou então, adquira um veículo que já venha com a função start/stop de fábrica.

2 – Mantenha movimentos leves

Em congestionamentos, evite acionar os penais de forma brusca. Pisar forte no acelerador e ter que parar 10 metros depois, aumenta o consumo de combustível e força os componentes do motor. Frear em cima da hora também prejudica a vida útil das pastilhas e faz o carro gastar mais combustível.

E soltar muito lentamente o pedal da embreagem enquanto o automóvel está em movimento sacrifica peças como o disco e platô do veículo.

3 – Péssimos hábitos no trânsito

Falando em embreagem, descansar o pé no pedal não é um habito recomendado. O peso pode acionar o sistema e também desgastar os componentes citados acima. A mão constante em cima da alavanca de câmbio também prejudica o conjunto, forçando itens como trambulador, engrenagens e anéis sincronizadores. Outra coisa que prejudica o veículo é mexer o volante para lá e para cá ou batucar na direção com o veículo parado.

4 – Câmbio automático

Mudar a todo momento a transmissão automática de “D” (drive) para “N” (neutro) a cada parada em congestionamentos é outro fator que desgasta o conjunto. Passe para o “N” somente quando perceber que a espera vai ser maior do que cinco minutos, por exemplo.

5 – Freio de mão ou no pedal?

Mantenha sempre uma distância considerável do carro da frente para evitar recorrer ao pedal de freio com tanta frequência durante o congestionamento. Quando o trânsito estiver parado, ou se estiver em uma ladeira ou trecho de serra, prefira utilizar o freio de mão, seja na subida ou na descida.

6 – O carro pode ferver?

Se você faz o monitoramento e manutenção do sistema de resfriamento corretamente, não corre o risco do veículo ferver. Se o carro estiver com o a água e aditivos próprios no radiador e ele estiver sem vazamentos e a tampa do reservatório estiver corretamente fechada, dificilmente o líquido de arrefecimento vai entrar em ebulição.

De qualquer forma, se a luz da temperatura acender no painel, pare imediatamente e deligue o veículo.

7 – Música ambiente

Escolha a estação de rádio que você mais gosta ou coloque aquela playlist que te deixa relaxado. Segundo especialistas as músicas clássicas e lentas são ideais para momentos de congestionamento. Porém, psicólogos também dizem que o que relaxa mesmo é o estilo de música que o motorista mais gosta, pode ser até mesmo um rock.

8 – Alongamentos

Durante os momentos de parada, tente alongar os membros superiores e inferiores do corpo, e também o pescoço. Fazer movimentos leves com a cabeça, mãos e pés também ajudam o sangue circular e alivia as tensões.

9 – Não se envolva em brigas

Congestionamentos são terrenos férteis para motoristas que querem dar uma de espertalhões e acham que a pressa deles é maior do que a dos outros. Não se estresse com motoristas dirigindo no acostamento ou na contramão e também com aqueles com farol alto atrás de você. Não vale a pena.

10 – Água, item essencial

Tenha sempre uma garrafa de água e alguns snacks dentro da sua bolsa ou mochila a bordo do carro. A hidratação ajuda no metabolismo do corpo e também contribui para o relaxamento. Os snacks são ideias para aliviar a fome em grandes engarrafamentos, afinal, as vezes não sabemos quanto tempo eles podem durar.

11 – Pit-stop

Considere se vale a pena parar em algum estabelecimento no caminho para deixar que o trânsito flua um pouco. De repente um shopping, antecipar as compras do mercado ou até mesmo fazer um lanche em uma loja de conveniência.

12 – Mexer no celular em engarrafamentos gera multa

Mesmo quando o veículo está parado, manusear ou falar ao celular continua sendo infração gravíssima, gerando 7 pontos na CNH e multa no valor de R$293,47.

Curso de Direção Defensiva

Com mais de 16 anos de experiência em Educação a Distância o IBACBRASIL – Cursos de Trânsito, oferece além dos Cursos de Reciclagem e Reciclagem Preventiva, o Curso de Direção Defensiva. O curso possui certificado e é indicado para todos os condutores de qualquer categoria que desejam dirigir melhor e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre trânsito. 100% online, o conteúdo fica disponível 24h por dia e ainda conta com monitores especializados para auxílio aos alunos. Clique Aqui e garanta já o seu Curso de Direção Defensiva. E você gestor, aproveite e ofereça essa oportunidade de atualização profissional para o seu time de motoristas.

Fonte: AutoPapo

Escrito por: Larissa Scramin

Cursos que você pode precisar