Você está em São Paulo?

Onde você está?

Selecione abaixo o seu estado para ter acesso aos produtos e ofertas da sua região.

Ver e ser visto para a segurança no trânsito

Ver e ser visto é uma das condições que pode garantir a segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres no trânsito, e é o tema de outubro, o terceiro da Campanha Educativa de Trânsito de 2020. Enxergar o que está na pista a tempo de tomar a decisão adequada, como desviar ou frear, evita acidentes e salva vidas. Por isso, é muito importante estar atento e fazer com que o ver e ser visto funcione no dia a dia do trânsito.

No trânsito, são diversos os fatores que podem prejudicar a visibilidade do condutor. Alguns exemplos são: condições climáticas, tipo do veículo, luminosidade, películas que são aplicadas no veículo, regulagem dos retrovisores (para minimizar o efeito do ponto cego), entre outros. Logo, é fundamental que o motorista esteja atento a esses e outros fatores que estão ligados ao ato de ver.

Em situação de neblina a visibilidade pode ser grandemente comprometida, por isso, para o condutor poder enxergar e trafegar em segurança é preciso reduzir a velocidade, ligar a luz baixa e o farol de neblina. Já em vias com pouca iluminação, é imprescindível que os faróis estejam ligados e bem regulados, em algumas situações o farol alto pode ser ligado, desde que não tenham outros veículos transitando no local, já que o farol alto pode atrapalhar a visibilidade de outros motoristas.

Se o condutor estiver em uma motocicleta, ele dever ter alguns cuidados especiais para ver, como conduzir afastado de outros veículos (evitando estar na área de ponto cego de outros veículos) e ficar atento ao mudar de faixa.

De modo similar, o ‘ser visto’ também depende de algumas condições, como por exemplo, a comunicação por setas, sinais de braço e boas condições das luzes do veículo. No caso de motociclistas e ciclistas, além dos sinais e das luzes, a utilização de reflexivos nas motos e nas roupas podem também fazer a diferença e dar mais visibilidade ao condutor no trânsito, especialmente no período da noite.

Já no caso dos pedestres, para se sejam vistos nas vias, é indicado ter cuidado ao cruzar as ruas, evitando atravessar em pontos que sua visualização seja prejudicada por postes, árvores ou outros veículos, por exemplo. Pedestres conscientes sempre atravessam na faixa de pedestres, elas trazem mais segurança aos mesmos.

Direção Defensiva

Com mais de 17 anos de experiência em Educação a Distância o IBACBRASIL – Cursos de Trânsito, oferece além dos Cursos de Reciclagem, Reciclagem Preventiva e Especializados, o Curso de Direção Defensiva. O curso possui certificado e é indicado para todos os condutores de qualquer categoria que desejam dirigir melhor e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre trânsito. 100% online, o conteúdo fica disponível 24h por dia e ainda conta com monitores especializados para auxílio aos alunos. Clique Aqui e garanta já o seu Curso de Direção Defensiva. E você gestor, aproveite e ofereça essa oportunidade de atualização profissional para o seu time de motoristas.

Fonte: Observatório

Cursos que você pode precisar