Você está em São Paulo?

Onde você está?

Selecione abaixo o seu estado para ter acesso aos produtos e ofertas da sua região.

7 Dicas para levar crianças na garupa da moto

Levar crianças na garupa de uma moto não é brincadeira, o motociclista precisa ter cuidado redobrado e atenção às mudanças que o peso extra causa na hora da pilotagem. Por isso, para trazer mais segurança no trânsito o Código de Trânsito Brasileiro alterou, entre outras leis, a idade mínima para levar crianças na garupa da moto de 7 para 10 anos. As mudanças ainda precisam ser sancionadas pelo presidente, mas tudo indica que a nova regra passa a valer em breve.

É importante lembrar que levar uma criança na garupa da moto com idade abaixo da permitida pela lei é infração gravíssima e gera uma multa no valor de R$293,47. Por isso, fique atento as dicas que vamos dar para levar crianças na garupa da moto em segurança e também o que nunca fazer.

Equipamentos de proteção

Quem está na garupa deve usar os mesmo equipamentos de proteção que o que está pilotando a motocicleta usa. O capacete da criança deve ser o infantil para que não fique muito largo na cabeça, o equipamento deve estar ajustado ao rosto e à cabeça nem muito largo, nem muito apertado.

O calçado usado deve ser de preferência fechado, para proteger os pés, e também devem ser usados calça, luvas e jaqueta apropriada. Quem anda na garupa corre os mesmos riscos que quem pilota a moto, logo, também deve estar apropriadamente protegido.

Peso extra

Uma criança com 10 anos de idade pesa em média 30kg ou mais, e esse peso já muda o comportamento da moto. Por isso, o motociclista deve se preparar para o peso extra na garupa, já que esse peso irá influenciar a aceleração, frenagem e suspensões da moto. Calibrar os pneus de acordo com a pressão sugerida pelo fabricante para o transporte de duas pessoas também é indicado.

Abraço seguro

Em trânsito, o ideal é que a criança abrace o motociclista, mesmo que a moto tenha alças na garupa. Isso para se sentir mais segura, e não se assustar ou ficar com medo de cair para trás na aceleração e também para se apoiar na hora das frenagens.

Pilote com suavidade

Não arranque a moto acelerando com tudo, arranque devagar e vá pilotando suavemente, fazendo as trocas de marchas no tempo certo e usando o torque do motor. Evite pilotar em alta velocidade ou inclinar de mais nas curvas. Não deixe para frear muito próximo ao veículo da frente e dê sempre um toque no freio traseiro primeiro. Essa dica além de estabilizar a moto, também evita que quem estiver na garupa bata o capacete em quem estiver pilotando. Os freios devem ser usados de forma progressiva, aumentando a intensidade da força feita no manete e no pedal aos poucos.

Orientações a criança

Antes de dar a partida, instrua a criança a ficar firme e reta, sempre abraçada ao piloto. Nas curvas, uma dica é orienta-la a acompanhar seus movimentos enquanto olha para o lado em que você está virando, como se estivesse imitando o que você faz. E claro, pedir para que ela  não se vire repentinamente nem faça movimentos bruscos, essas movimentações atrapalham o equilíbrio do piloto e pode até causar uma queda.

Criança somente no banco

Muitos motociclistas tem o habito de levar a criança sentada no tanque da moto, pois pensam ser mais seguro, mas não é. Nessas condições caso haja uma colisão a criança pode ser projetada para frente e os riscos são muito altos. Também não se deve levar mais de uma criança na garupa da moto, além de ser infração de trânsito, também aumenta o risco de acidente. Lugar de criança e no banco da moto, atrás do motorista.

Respeite os limites de velocidade

Evite correr demais e se inclinar exageradamente nas curvas, respeitar os limites de velocidade e as leis de trânsito é fundamental para a segurança no trânsito. Mesmo que a criança peça para que você acelere ou faça alguma manobra com a moto, não faça. Lembre-se que você é o adulto responsável e que pilotar da forma mais segura possível é sua obrigação.

Direção Defensiva

Direção Defensiva

om mais de 17 anos de experiência em Educação a Distância o IBACBRASIL – Cursos de Trânsito, oferece além dos Cursos de Reciclagem, Reciclagem Preventiva e Especializados, o Curso de Direção Defensiva. O curso possui certificado e é indicado para todos os condutores de qualquer categoria que desejam dirigir melhor e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre trânsito. 100% online, o conteúdo fica disponível 24h por dia e ainda conta com monitores especializados para auxílio aos alunos. Clique Aqui e garanta já o seu Curso de Direção Defensiva. E você gestor, aproveite e ofereça essa oportunidade de atualização profissional para o seu time de motoristas.

Fonte: Uol

Cursos que você pode precisar