Ler as medidas de um pneu é algo bem simples, mas que poucas pessoas sabem como fazer. Você pode encontrar as informações das medidas no costado (lateral) do pneu, no batente da porta do motorista, no interior do porta luvas, dentro da tampa do tanque de combustível e também no manual do veículo. É importante não confundir as medidas do pneu com as informações que estão na etiqueta do pneu (Inmetro).

Os pneus possuem em sua lateral uma espécie de “documento de identidade” e é aí que você encontra as suas medidas. Vamos utilizar as medidas da imagem acima com exemplo, levando em consideração as informações 205/45R17 para determinar qual é o modelo do pneu do veículo.
– 205: Largura do pneu em milímetros. Neste exemplo, o pneu tem a largura de 205 mm, ou 20 centímetros e meio.
– 45: Perfil. Ele é o percentual de largura do pneu. Neste caso, a medida representa 45% da largura do pneu.
– R: Tipo de construção do pneu. Neste exemplo o “R” significa Radial, o que significa que as camadas atravessam o pneu radialmente.
– 17: Diâmetro interno do pneu em polegadas (diâmetro do aro). Neste caso, são 17 polegadas, que convertendo significa 43,18 cm.
Índices de cargas do pneu
Além das letras e números do exemplo do pneu acima, existem outros índices para identificar as características do mesmo. Um deles é o índice de carga. Ele indica, dentro das questões de segurança, a carga máxima que o pneu pode suportar. Os números variam, normalmente os índices de carga de pneus de veículos de passageiros varia de 75 a 100, mas alguns transportam mais cargas. E é necessário consultar uma tabela de correspondência para determinar a carga em kg para cada índice.
Índices de velocidade do pneu
Outro índice é o de velocidade. Ele indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar, com segurança, uma carga. Os índices de velocidade vão de A (mais baixa) a Y (mais alta) com uma exceção: O H situado entre o U e o V. Assim como para o índice de carga, cada letra corresponde ao equivalente em km/h:
G: 90 km/h
J: 100 km/h
K: 110 km/h
L: 120 km/h
M: 130 km/h
N: 140 km/h
P: 150 km/h
Q: 160 km/h
R: 170 km/h
S: 180 km/h
T : 190 km/h
U: 200 km/h
H: 210 km/h
V: 240 km/h
*ZR : > 240 km/h
W: 270 km/h
Y: 300 km/h
*ZR significa que o pneu suporta uma velocidade acima de 240 km/h. A anotação ZR agrupa os índices de velocidade V (240 km/h>), W (270 km/h>) e Y (300km/h>).
Mas atenção, o índice de velocidade é um indicativo ligado a capacidade do pneu, de modo algum autoriza o motorista conduzir além dos limites de velocidade autorizados por lei.
Reciclagem Preventiva de CNH

ocê sabia que os motoristas profissionais podem zerar os pontos de sua CNH antes mesmo de atingir a pontuação máxima de 20 pontos? Isso mesmo, o art. 261, § 5º do CTB determina que motoristas que exercem atividade remunerada, cuja categoria de CNH seja C, D ou E, podem fazer o Curso de Reciclagem Preventiva ao atingirem entre 14 e 19 pontos na CNH em 12 meses – ultrapassar essa pontuação provoca suspensão da CNH, conforme o art. 261, inciso I, do CTB.
Faça o Curso de Reciclagem Preventiva de CNH com o IBACBRASIL – Cursos de Trânsito. 100% online, conta com conteúdos disponíveis 24h por dia para você estudar onde e quando quiser, e monitores especializados para te ajudar em seus estudos. Não perca mais tempo, acesse nosso site https://cursosdetransito.com.br/ ou ligue 0800 400 2107 (também whatsapp) faça já sua inscrição!
Fonte: Achei Pneus, Goodyear.
Escrito por: Larissa Scramin