
Por ser um negócio tão simples e discreto, a vela de ignição muitas vezes passa despercebida para muitos motoristas. Mas fique atento, ela deve ter uma atenção especial, já que é a peça que é encaixada na cabeça do cilindro e que é responsável por gerar a centelha que provoca a explosão da mistura ar/combustível, a consequente movimentação do pistão e o funcionamento do motor.
Sendo assim, a vela é essencial para o perfeito funcionamento do propulsor, seja ele com injeção eletrônica, ou com carburador. Portanto, o item deve estar em perfeitas condições de uso, de outro modo, o veículo dará seus sinais.
E são vários os sinais que aparecem no veículo de que as velas vão dar problema, desde o motor que enfraquece, até o aumento do consumo de combustível. Confira abaixo 10 desses sinais e fique atento com o seu veículo.
1 – Dificuldade para dar a partida
Motor demorado a pegar e dando problema ao virar a chave provavelmente seja o mais comum entre os sinais de que as velas vão dar problema. A causa principal é o desgaste dos eletrodos dos componentes gerado pelas faíscas formadas entre si.
Dessa forma, os cantos vivos dos eletrodos passam por desgaste e acabam ficando “arredondados”, o que provoca um aumento da folga entre eles. Consequentemente, começa a haver um aumento da tensão para a produção da centelha, isso prejudica a capacidade da bobina e o automóvel começa a ter dificuldades na hora da partida. Contudo, vale verificar os cabos e bobina de ignição também.
2 – Carro engasgando
Quando você acelera gradativamente o veículo e ele começa a dar solavancos, parecendo que está com soluço, isso é sinal de que a força do motor não está sendo passada de maneira estável. Certamente as velas não estão boas ou estão sujas, e não conseguem queimar o combustível corretamente, provocando essas falhas.
3 – Perda de desempenho
Com o passar dos dias, aquela folga maior entre os eletrodos resultará no menor rendimento do motor. As respostas ao acelerador acabam ficando mais lentas e o veículo demora a arrancar e embalar – em alguns instantes, parece se arrastar. Esse é outo sinal de que as velas darão problema por conta do desgaste.
Isso acontece porque as velas são responsáveis por emitir a faísca que faz a combustão. Se elas não estiverem em perfeitas condições, não conseguirão queimar o combustível na frequência correta e por isso ocorre a perda de desempenho.
4 – Aumento do consumo do combustível
São diversos os fatores que contribuem para o aumento do consumo de combustível do veículo, e entre eles estão as velas de ignição. Se as peças estiverem desgastadas, a mistura ar/combustível não será queimada da forma correta, e consequentemente o veículo irá consumir mais combustível.
5 – Desgaste do eletrodo
Como já observamos, a vela acaba tendo um desgaste natural conforme o tempo de uso. A alta temperatura e a tensão as quais a peça é submetida ocasionam a chamada “erosão” dos eletrodos central e lateral, e isso cria uma folga entre esses eletrodos, o que prejudica a formação de faísca.
6 – Manchas no isolamento do eletrodo
Um dos sinais visíveis de que as velas darão problema é quando aparecem machas de tom amarelado no isolamento do eletrodo central. Esses resíduos geralmente são consequência de uso de combustíveis de má qualidade, que quando submetidos a altas temperatura tendem a virar condutores, prejudicando o bom funcionamento da vela.
7 – Marcha lenta irregular
Veículo que morre à toa não está normal, e pode ter como causa a carbonização (ou efeito fuligem) das velas de ignição, normalmente gerada por uma mistura de ar/combustível muito rica. Contudo, ponto de ignição atrasado filtro de ar sujo, vela não compatível e até excesso de combustível podem causar o acumulo desse material, que interfere no funcionamento dos eletrodos e na intensidade da centelha.
8 – Base do isolamento quebrada
A regulagem errada da folga entre os eletrodos central e lateral da vela pode avariar a base do isolamento da peça. Por essa razão, é muito importante que o mecânico use as ferramentas adequadas para realizar esse ajuste. A quebra vai interromper a centelha entre os eletrodos e a peça passará a produzir faíscas entre o eletrodo e a capa da vela.
9 – Manutenção das velas
Normalmente as velas são trocadas a cada 50 mil ou 60 mil km, mas precisam ser checadas a cada 10 mil km. Sempre consulte o manual do seu automóvel para saber os intervalos de substituição e as especificações de cada peça.
Isso é importante porque peças fora das recomendações de fábrica podem avariar outros componentes do motor, o que fará o condutor gastar um bom dinheiro. Por exemplo, uma vela com uma rosca maior, poderá encostar no pistão, e do mesmo modo, um encaixe incorreto ou um aperto excessivo do equipamento poderá quebrar a vela e avariar a rosca do cabeçote.
Um kit de velas original custa em torno de R$ 50 a R$ 150 dependendo da marca e o modelo. Na troca, peça também para verificar os cabos e bobinas de ignição, porque o mau funcionamento dessas peças também podem interferir na produção correta das centelhas.
10 – As velas estão boas, mas o motor continua falhando
A corrente elétrica que chega na vela de altíssima tensão vem por um cabo, e o que manda a corrente para esse cabo é uma bobina. Então, em muitos casos, a vela ainda está boa, mas a faísca não está legal porque o cabo está com a algum problema e as pessoas não se lembram de troca-lo. E as pessoas também não lembram de verificar se a bobina está com problema, por isso é importante verificar, porque a faísca pode não estar boa por causa da vela, cabo e bobina.
Reciclagem de CNH Online

Está com a sua CNH suspensa ou cassada? O IBACBRASIL – Cursos de Trânsito tem a solução perfeita para você!
No IBACBRASIL – Cursos de Trânsito você faz o Curso de Reciclagem de CNH 100% Online. O Curso está disponível em texto e videoaula (você pode alterar o formato a qualquer momento) e conta com monitores especializados para te ajudar em seus estudos.
Acesse www.cursosdetransito.com.br ou ligue 0800 400 2107 (esse número também é WhatsApp) e faça já sua inscrição.
Fonte: AutoPapo.
Escrito por: Larissa Scramin