
Inicialmente é importante diferenciar veículos elétricos de híbridos: um é movido exclusivamente por motor alimentado por uma bateria, o outro é dotado de dois motores, um a combustão e outro elétrico.
A manutenção de um veículo elétrico pode ser bem mais barata, já que tem até sete vezes menos peças móveis do que um veículo convencional, além de não exigir um check list diário, como a observação de nível de óleo ou água. A preocupação, porém, está no carregamento da bateria que em muitos casos demanda um tempo prolongado do veículo estacionado.
Já a manutenção de um veículo híbrido é similar ao convencional, uma vez que é dotado de motor à combustão, necessitando do check list diário. Porém, em relação ao carregamento da bateria, essa acontece pelo acionamento do freio na desaceleração, assim como nos modelo plug in que também faz a regeneração da bateria pelarede elétrica.
Em relação à autonomia de um veículo elétrico, a média é de 150km, ou seja, uma noite de carga na garagem, garante o uso urbano por um ou dois dias dependendo da distância percorrida. O projeto de instalação residencial pode custar entre R$ 900 a R$ 5.000, conforme estrutura do local, podendo aumentar em até R$ 7.000, caso opte por carregador semirrápido, podendo reduzir o tempo de recarga para, aproximadamente, 2h.
Os veículos híbridos, por sua vez, permitem um consumo menor de combustível, em área urbana. Em razão das constantes frenagens, há uma recuperação da carga da bateria, permitindo uma utilização mais prolongada desse veículo.
Todavia, o grande problema está no valor desses veículos que, no Brasil, custam em média R$200mil. A principal vilã é mesmo a bateria, devido seu alto custo de produção. Outro ponto, que torna a aquisição menos atrativa, é a taxação de impostos que acaba sendo maior para esses veículos em detrimento dos automotores convencionais.
Mas seria o futuro apenas com o uso de veículos elétricos? Seria essa a solução para a redução da poluição ambiental? Haveria aumento de preços ou apagão? Essas são perguntas que demandam estudos, mas que especialistas adiantam que a eletromobilidade representa menos de 10% de pressão na demanda energética para a próxima década.
E você? O que pensa sobre esses tipos de veículo? Deixe seu comentário ou sugestão.
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Escrito por: Lúcio Fernando Linhares Machado (Consultor de Trânsito)