Você está em São Paulo?

Onde você está?

Selecione abaixo o seu estado para ter acesso aos produtos e ofertas da sua região.

Abril é o Mês de conscientização do uso do Capacete

Capacete salva vidas

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece todos os anos um cronograma  das campanhas educativas de trânsito, bem como as mensagens a serem utilizadas nas peças publicitárias da indústria automobilística.

Em 2018 o tema para as campanhas é “Nós somos o trânsito”. Este também será o mote para o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito, e aborda a distribuição da responsabilidade pela segurança no trânsito entre todos que fazem parte dele (motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas).

Neste cronograma o mês de Abril é voltado à conscientização do uso do capacete na condução de motocicletas e ciclomotores. Por este motivo nós do Cursos de Trânsito trazemos nesta matéria informações importantes que não apenas os motociclistas devem saber, mas todos nós que de alguma forma participamos do trânsito.

A legislação sobre o uso do Capacete

Uso do capacete

O capacete é o mais importante item de segurança que um motociclista tem para se proteger em caso de acidente.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aborda o uso deste equipamento especificamente no seu artigo 244, que estabelece diversas normas de segurança para motociclistas:

“Artigo 244: Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:

I – sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN;

II – transportando passageiro sem o capacete de segurança, na forma estabelecida no inciso anterior, ou fora do assento suplementar colocado atrás do condutor ou em carro lateral;

III – fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda;

IV – com os faróis apagados;

V – transportando criança menor de sete anos ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança:

Infração – gravíssima;
Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa – Recolhimento do documento de habilitação”

Como se pode observar na legislação de trânsito, não apenas o condutor é obrigado a usar o capacete, mas também o passageiro, quando houver.

Não utilizar o equipamento de segurança é infração gravíssima. Por este motivo, além multa aplicada de R$ 293, o condutor tem a suspensão do seu direito de conduzir.

Acidentes com motos lideraram ranking em 2017

Segundo estatísticas do Seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos

FONTE: DPVAT

Automotores de Via Terrestre ) de 2017, a motocicleta foi o veículo com o maior número de acidentes no ano. Apesar de representar apenas 27% da frota nacional, concentrou 74% das indenizações. Das indenizações pagas no período para acidentes com motocicletas, 79% foram para invalidez permanente e 7% para morte.

Dentre as indenizações por morte em acidentes com motocicletas, 88% foram para vítimas do sexo masculino. No caso de acidentes de motos que resultaram em sequelas permanentes, 79% das indenizações também foram para vítimas do sexo masculino, enquanto as indenizações por acidentes com os demais veículos, pagas também para homens, representaram 65%.

Os dados demonstram o perfil das vítimas de acidentes:  motociclistas do sexo masculino se envolvem em mais acidentes que condutores homens dos demais veículos. As vítimas de acidentes com motocicletas são em sua maioria jovens em idade economicamente ativa.

São estas estatísticas que demonstram novamente a importância do uso do capacete para evitar maiores danos a saúde, sequelas, ou até mesmo a morte dos envolvidos em acidentes de trânsito com motocicletas.

Teve a CNH Suspensa? Aprenda a regularizar!

Todos os condutores que tiveram a CNH suspensa precisam passar pelo Curso de

Motociclista: sua CNH está regular?

Reciclagem, conforme previsto do artigo 261 do CTB.

Para cada estado existem diferentes procedimentos para a realização do Curso de Reciclagem. Se você mora em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco ou no Rio de Janeiro, já pode contar com a facilidade da Educação a Distância (EaD) para regularizar sua situação.

Cursos de Trânsito oferece o Curso de Reciclagem na modalidade EAD, atendendo aos requisitos exigidos pela Resolução 168 do Contran.

A carga horária do Curso é de 30 horas-aula. Isso significa que, em média, os alunos dedicam 30 horas para estudar, responder aos exercícios, realizar as avaliações de cada Núcleo Temático e a Prova Final (simulado).

O prazo concedido para a conclusão do curso é de 45 dias, devendo ser obedecido o mínimo legal de 3 dias.

Como funciona o Curso Online?

Cursos de Trânsito

No Curso de Reciclagem para Condutores do Cursos de Trânsito, você vai estudar utilizando a  Plataforma Jornada, um ambiente virtual intuitivo e fácil de usar.

No Cursos de Trânsito, você nunca está sozinho. Se tiver qualquer dúvida em relação aos estudos, basta entrar em contato com o seu Monitor pelo chat ou pelo correio eletrônico da Plataforma Jornada. Fora do horário de atendimento do seu Monitor, deixe um recado e ele retornará por e-mail ou mesmo por telefone. Caso prefira, entre em contato conosco pelo telefone (41) 2107.0700, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30, ou pelo WhatsApp!

Porque escolher o Cursos de Trânsito?

O Cursos de Trânsito é um produto IbacBrasil, uma empresa sólida, séria e comprometida com o sucesso dos nossos alunos, especializada no ensino a distância e com 15 anos de experiência.

Estudaram conosco mais de 320 mil alunos, incluindo 75 mil Instrutores e Examinadores de Trânsito.

Nossos alunos utilizam a Plataforma Jornada, de nossa propriedade, que tem a chancela do Ministério da Educação (MEC) como Tecnologia Educacional (Diário Oficial da União de 29/09/2008, Seção 3, p.44) e está inscrita na página 141 do Guia SEB/MEC de Tecnologias Educacionais 2011/2012.

Quem já fez, indica!

Quando o aluno finaliza o curso, pedimos para que ele preencha uma avaliação do conteúdo e do atendimento. Nesta pesquisa, 98% dos alunos avaliaram nosso atendimento e o Curso de Reciclagem como Bom e Ótimo!

Confira abaixo alguns depoimentos que recebemos:

FONTES: Seguradora Líder, Contran, CTB



Cursos que você pode precisar