O seguro de automóvel é um produto que traz tranquilidade ao proprietário, já que o mesmo, tem como objetivo proteger o patrimônio de quem o contrata. O serviço ressarce o segurado quando seu automóvel é furtado, roubado ou é envolvido em algum acidente, seja ele de trânsito ou causas naturais, como chuva de granizo. E para desfrutar de toda a estabilidade que o seguro traz, é preciso entender bem a apólice e ser verdadeiro com a seguradora escolhida.
A Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, listou três dos principais erros que o motorista comete ao contratar um seguro de carro. Confira quais são eles, suas consequências e, principalmente, como evita-los.
“Se o seguro for contratado de forma errada, o consumidor poderá ter problemas na hora da cobertura do sinistro. Assim, é fundamental pesquisar as opções existentes, analisar as coberturas de cada apólice e fornecer informações corretas na hora de assinar o contrato”, declara Alexandre Rodrigo, especialista da Proteste.
Para ajudar os motoristas a fazerem a melhor escolha na hora de contratar o seguro de seu carro, a instituição oferece um comparador de seguros automotivos, que indica as melhores opções para cada cliente. Além de usara a ferramenta para pesquisa, vale também ter atenção a alguns detalhes importantes, por isso, confira a baixo quais são os erros mais comuns ao se contratar um seguro de carro.
1 – Não informar todos os condutores do veículo
O automóvel fica registrado no nome do proprietário, mas acontece que outras pessoas também podem conduzi-lo. Então, se existe a possibilidade de mais de um condutor utilizar o veículo com frequência, é importante informar a seguradora.
Isso é importante, porque segundo a Proteste, se acontecer algum sinistro enquanto o automóvel estiver com um condutor que não seja os autorizados na apólice, a empresa pode não ser obrigada a cobrir o valor contratado.
2 – Deixar de informar os locais de circulação do veículo
O calculo do seguro de automóvel normalmente é feito com base em pesquisas que indicam o potencial risco das regiões onde o veículo circula e fica estacionado. Se o automóvel fica em uma garagem fechada durante a noite, por exemplo, o risco é menor do que quando ele está estacionado na rua.
Seguindo essa linha, também existem bairros onde as ocorrências de furtos e roubos ocorrem com maior frequência. Se a pessoa mora ou trabalha nesses locais, a informação deve aparecer na apólice, mesmo que isso gere um acréscimo no valor.
Uma opção para reduzir os custos para automóveis que ficam estacionados na garagem por muito tempo, é a nova modalidade de seguros pay per use, que é ativada quando o veículo é utilizado.
3 – Desconhecer detalhes da cobertura e franquia do seguro do carro
Todos os detalhes da contratação devem ser analisados antes da tomada de decisão.
Existem alguns critérios, desconhecidos por muitos condutores, que podem impactar diretamente no custo do seguro do automóvel, como a oferta de um carro reserva, caso o veículo segurado seja furtado, roubado, ou precise permanecer alguns dias em uma oficia. Esse detalhe aumenta o valor do seguro e pode ser desnecessário se na família houver um segundo veículo.
É importante também ao analisar a apólice, ter atenção ao valor da franquia, que é uma taxa a ser paga quando o motorista aciona a seguradora. Existem opções que reduzem o valor da franquia, mas estabelecem o valor do seguro mais elevado.
Além disso, é preciso avaliar as exclusões previstas no contrato, ou seja, as situações em que a seguradora não é obrigada a prestar assistência ao segurado. Também é importante verificar as possíveis coberturas complementares, que podem ser de interesse do condutor em casos específicos.
Então, para evitar problemas, o contratante deve ter em mente que a verdade garante todos os benefícios do seguro do carro. O dialogo com o corretor também é muito importante e é uma das chaves para evitar prejuízos.
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Fonte: AutoPapo
Escrito por: Larissa Scramin